Jesus Cristo ama você

sábado, 31 de maio de 2008

Quais são os critérios de bem e mal?

Atualmente a diferença entre bem e mal é vaga. As pessoas chamam o mal de bem e o bem de mal. Deus, contudo, faz uma clara distinção entre ambos e, portanto, nós também podemos fazer. O padrão de medida não é nossa consciência, inteligência, coração nem as leis de nosso país. Por exemplo, morar junto sem ser casado é uma situação comum hoje em dia e até amparada pela lei. Então deveria ser um padrão normal e aceitável? De jeito nenhum! Deus não muda Seus estatutos por causa de Suas criaturas. O que Ele determinou para o homem e “sua esposa” está escrito em Sua Palavra (Gênesis 2:24) como um guia invariável e seguro.

Um experiente assaltante foi intimado a comparecer perante o tribunal. O juiz lhe perguntou: “Você não sente nenhuma vergonha por ter essa ocupação?” O acusado respondeu: “Meritíssimo, não seria uma má ocupação se eu pudesse continuar com ela.”

“O perverso não conhece a vergonha”, escreveu o profeta Sofonias (3:5). Essa não é uma característica da sociedade moderna? A razão é: “Rejeitaram a palavra do SENHOR; que sabedoria, pois, teriam?… Porventura, envergonham-se de cometer abominação? Pelo contrário, de maneira nenhuma se envergonham, nem sabem que coisa é envergonhar-se” (Jeremias 8:9,12).

Como podemos avaliar questões morais? Simples: perguntando a Deus. Salomão pediu ao Senhor “um coração entendido… para que prudentemente discirna entre o bem e o mal” (1 Reis 3:9), ou seja, um coração que conheça e obedeça os mandamentos de Deus.

Nenhum comentário: