Não como Caim, que era do maligno e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas (1 João 3:12).
Talvez pensemos que Caim matou seu irmão por inveja, porque Deus não olhou com agrado para a oferta dele. No entanto Deus vê mais profundamente. Caim era um homem inteiramente do maligno, por isso “suas obras eram más”, em contraste com as obras justas de Abel. Esse foi o motivo que o levou ao fratricídio. No fundo, teve de reconhecer que Deus tinha razão quando “não atentou” na oferta que ele ofereceu (Gênesis 4:5). Ela não servia porque era a visível expressão de seu estado interior.
Todos teremos de prestar contas de nossas “obras”. Todo homem é pecador – por isso está perdido –, além do que será julgado pelos pecados que cometer.
Por meio de Adão “entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram” (Romanos 5:12). Todos nós somos pecadores, sem exceção, temos pecado; isso é inerente à nossa natureza caída. “Não há homem que não peque” (1 Reis 8:46). Por isso todos fomos entregues à morte.
Aqui está a resposta a quem hoje pergunta: Que culpa eu tenho de ter nascido pecador? Você não tem culpa, mas os seus pecados são fruto de sua natureza pecaminosa. Ele julgará você pelas obras pecaminosas que você cometeu e não se arrependeu. Mas todos os que crêem na obra expiatória de Cristo têm os pecados perdoados. “O sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 João 1:7).
segunda-feira, 16 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário