Jesus Cristo ama você

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Independência e solidão

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lugar.

Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas, agora, tendes voltado ao Pastor e Bispo da vossa alma.

Provérbio 27:8; 1 Pedro 2:25.

Antes de sair para uma pequena viagem, meus amigos me pediram que alimentassem os dois canários deles. Infelizmente, não fechei bem a porta da gaiola; então quando voltei novamente para lhes dar comida, um dos pássaros estava voando na sala de jantar. Deixei um pouco de comida fora da gaiola, depois, é claro, de esgotar todas as minhas tentativas para capturá-lo. Quando meus amigos voltaram da viagem, encontraram o comedouro do lado de fora, mas os dois pássaros juntos dentro da gaiola. O fujão entrou pela portinhola semi-aberta quando bem quis. Preferiu estar em boa companhia dentro da gaiola a desfrutar da liberdade na sala de jantar!

Independência é um grande atrativo para as pessoas hoje em dia: independência dos pais, do cônjuge, política ou financeira. Mas para onde tudo isso leva? Geralmente à solidão. Esse é o atual estado das coisas: as pessoas quebram todos os seus vínculos. Então não há ninguém com quem compartilhar as alegrias e dores ou que possa servir de apoio no medo ou sofrimento.

Desde o princípio, a humanidade escolheu a independência com relação ao Seu Criador, fazendo o que achava ser certo ou conveniente. Escolheu jamais depender de Deus. Para onde essa atitude nos conduziu? Ao pecado, ao dano de nossa própria alma e ao sofrimento constante de todos os seres humanos. Porém, à semelhança do canário do episódio acima, a porta ainda está aberta para que retornemos a Deus. E essa porta se chama Jesus Cristo. “Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade vos digo que eu sou a porta… se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens” (João 10:7,9).

Nenhum comentário: